sábado, 26 de julho de 2014

UM DIA EU TE ESQUEÇO NA GAVETA

Tudo começou com a descoberta do raio x, que causou grandes revoluções na ciência, o que deixou o francês Becquerel intrigado e fez com que ele começasse a fazer experimentos para conhecer melhor esse raio.
  Para o experimento ele usou um filme fotográfico recoberto por uma lâmina de metal com um mineral de urânio, porém esse experimento teria que ser feito em um dia ensolarado, mas o dia em que os matérias estavam prontos, o dia estava nublado, então, Becqurel guardou os itens na gaveta. Ao retirar, percebeu que haviam manchas na fita fotográfica e ficou curioso com o fato, então, por meio de pesquisas descobriu que aquilo tinha ocorrido pelo fato do urânio ser radioativo.
  Outros cientistas importantes foram Madame Curie e seu marido Pierre Curie, que ficaram interessados pelo fenômeno desconhecido de Henri Becquerel. Com auxílio de vários experimentos, o casal descobriu que existiam elementos muito mais radioativos que o urânio: o Polônio e o Rádio. O Rádio é um elemento que produz intensas emissões, capazes de atravessar as camadas de chumbo.
Figura 1: Experimento que demonstrou que a radiação atravessava um bloco de chumbo.Fonte:http://www.alunosonline.com.br/quimica/a-descoberta-radioatividade.html. Acesso em 10 de julho de 2014.
Essas descobertas foram anunciadas em julho por Marie Curie, à Academia de Ciências de Paris, e nesse evento, o fenômeno foi nomeado de Radioatividade pela cientista.
Figura 2: Como ocorre a radioatividade. Fonte: http://ludoquimica.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html


Curiosidades:
Para mais informações sobre Madame Curie e sua vida, acesse:

Perguntas:
    1- Até que ponto se pode considerar que a descoberta da radiação de urânio, por Becquerel, foi uma descoberta por acaso? Explique.
        2-  O que Becquerel concluiu ao ver as manchas?
         3- Como a descoberta da radioatividade contribuiu para a evolução da ciência?
        4- Como explicar as manchas no papel fotográfico?


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Resposta 1 - A descoberta feita por Becquerel não aconteceu completamente por acaso pois ele já tinha idéia de que o mineral urânio iria causar uma modificação na lâmina coberta de metal. Que esse mineral iria "lançar" uma substância (radioativa) sensibilizando a lâmina. Porém pensava que iria precisar de iluminação solar, e percebeu sem querer que a luz do sol não interferia na propriedade radioativa.
    Respondido por: Júlia Roesberg - Número 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta correta. Becquerel já sabia que o urânio possuía propriedades desconhecidas e somente não esperava que o mineral as manifestaria ao ser colocado dentro da gaveta, um local sem iluminação solar (fator que o cientista considerava importante para a realização do experimento). Foi por esse motivo que a descoberta foi considerada como um acidente.

      Excluir
  3. Resposta questão 02 : Becquerel concluiu que a propriedade radioativa era característica não só da substância usada (mineral urânio), mas de todos os compostos que tinham em sua constituição o elemento urânio.
    Aluna : Hanna Beatriz N° : 15

    ResponderExcluir
  4. Resposta questão 03 : A descoberta da radioatividade motivou outros cientistas a realizarem estudos para aprofundar o conhecimento nesse assunto, fazendo com que eles descobrissem a existência de outros materiais radioativos.
    Aluna: Ana Luíza Faria N°: 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta correta. Proporcionou que mais tarde fossem descobertas partículas menores que o átomo .

      Excluir
  5. Resposta questão 04 : O material radioativo apresenta núcleo instável e emite radiação, essa radiação deixa manchas quando entra em contato com o filme fotográfico.(Questão respondida por todo o grupo )
    Alunas : Ana Luíza Faria (3), Hanna Beatriz (15) e Júlia Roesberg (22).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, resposta correra. O material é radioativo deixando manchas no papel fotográfico.

      Excluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do aluno(a) que está respondendo à questão.