sábado, 26 de julho de 2014

DESCOBRINDO FUKUSHIMA

Figura 1 - Símbolo da Radioatividade - (1) - 19/07


O acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em Março de 2011 ocorreu devido a um terremoto seguido de um tsunami.
A usina é composta por reatores que foram fechados automaticamente após o terremoto e os geradores de emergência foram ligados, para que as bombas de água continuassem resfriando os reatores.                                                                                 
                Assim que a Tsunami atingiu a usina, o dique de 6 metros não suportou a onda de 14 metros. Tudo foi inundado, os geradores foram desativados e os reatores superaqueceram, já que o combustível natural contido neles foi naturalmente deteriorado graças à sua necessidade de resfriamento.
 Figura 2 – Representação da Usina - (2) -19/07
            Por causa disso, três reatores explodiram, espalhando uma grande quantia de radiação. Foi designado que a magnitude do perigo era de nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.
Figura 3 – Água invadindo a Usina - (3) - 19/07  
            Após o acidente foram encontrados altos níveis de radiação em um raio de 30 km em volta da usina. Devido a liberação de Césio radioativo alimentos da área foram proibidos de serem vendidos. O governo japonês recomendou que para preparar alimentos para as crianças  não deveria ser usada água da torneira. Houve contaminação no solo por Plutônio. Foi feita uma estimativa de que a radiação foi tanta que a força de trabalho de milhares de pessoas poderia levar décadas para limpar a área. Com tanta radiação liberada, foi extremamente necessária uma evacuação forçada de 270 mil pessoas. Foi decidido que após a crise a estação seria permanentemente desativada.
            Em 2014 ainda ocorre vazamento radioativo na água em Fukushima. Toneladas de água radioativa são produzidas por dia em contato com combustível nuclear espalhado pela usina. O Japão aprovou o projeto de construção de um “muro de gelo” subterrâneo que impede a passagem da água radioativa no subsolo da usina de Fukushima. O projeto consiste em criar um espesso “muro de gelo” com 1,5 km de canalizações preenchidas com líquido refrigerado para bloquear os vazamentos. Se essa tentativa falhar a água contaminada irá para o Oceano Pacífico, causando destruição em massa, o que geraria grande alteração no comportamento da Terra, tendo em vista que essa enorme quantidade de radiação liberada pelo acidente tem a chance de se espalhar pelo maior oceano do planeta.



Wikipédia - 10/07
Revista Escola - 10/07
Veja - 10/07
G1 - 10/07
Opera Mundi - 10/07

Grupo 4:
André Henrique - nº5
André Quintão - nº6
Enrico - nº12
Guilherme Drummond - nº13



Perguntas
11)    Explique a sequência de fatos que ocasionou nas explosões dos reatores.
22)    Qual foi a última medida tomada pelo governo japonês para evitar uma maior contaminação?
33)    O que poderia ser feito para evitar esse desastre?
44)    Quais foram as consequências do acidente para a população local?






5 comentários:

  1. 2- Após recomendar as famílias para não preparar comidas para crianças com água da torneira, o Governo do Japão ,irá construir um "muro de gelo" para impedir que a água radioativa presente no subsolo da usina de Fukushima , vá para o Oceano Pacífico e contaminar uma área maior. Caso essa tentativa falhar, o material radioativo pode alterar o comportamento do nosso planeta. Vinícius Foreaux Nogueira- 40

    ResponderExcluir
  2. 3- Como uma usina nuclear precisa de muita água para resfriar seus reatores e não deve sofrer danos, é recomendado que ela seja construída pouco afastada da orla, além de vários diques (mais resistentes do que o rompido antes do vazamento).

    ResponderExcluir
  3. O acidente nuclear de Fukushima ocorreu devido a um terremoto seguido de um tsunami. Assim que a Tsunami atingiu a usina, o dique de 6 metros não suportou a onda de 14 metros. Tudo foi inundado, os geradores foram desativados e os reatores superaqueceram, já que o combustível natural contido neles foi naturalmente deteriorado graças à sua necessidade de resfriamento. Por causa disso, três reatores explodiram, espalhando uma grande quantia de radiação.
    Leonardo Amaral N° 24

    ResponderExcluir
  4. questao 4 do grupo 4 sobre fukushima,
    " O acidente nuclear de fukushima gerou muita radiação liberada, as pessoas nao poderiam lavar os alimentos com agua de torneira, e 270 mil pessoas tiveram que evacuar a área no qual a radiaçao foi liberada, fazendo com que muitas pessoas tenham que mudar totalmente de vida por causa do acidente." Pedro Oliveira 1° B numero 35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção da questão 4

      Resposta correta. Apresenta todos os elementos descritos na postagem sobre as consequências para a população.

      Aluno: Guilherme Drummond Lima / nº13 / 1º B

      Excluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do aluno(a) que está respondendo à questão.